Primeiro trimestre de 2013 deve ser de pouca chuva

27/12/2012 08:03

        Em seu boletim climático, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou a tendência para os próximos meses. De acordo com o informativo, haverá neutralidade das anomalias no Pacífico Equatorial que, junto a variações das anomalias do Atlântico Sudoeste, “favorecerá a irregularidade das chuvas no Estado durante grande parte do verão”. Assim, as chuvas verificadas nas últimas semanas não devem se repetir com o avanço da estação.

        Conforme o Inmet, os meses de janeiro e fevereiro registrarão precipitações pouco abaixo do padrão climatológico. Para o mês de março a tendência é um “pequeno aumento e maior regularidade, com as precipitações tendendo a ficarem pouco acima do padrão na maior parte do Estado”.
        O boletim acrescenta um alerta: “o trimestre aponta para grande irregularidade da chuva no Estado, tanto de forma temporal quanto espacial, assim sendo, recomenda-se cuidados especiais com as reservas hídricas, especialmente as regiões da Metade Sul do Estado, onde a chuva tem se comportado de forma reduzida e a evaporação é grande durante o verão”.

        Sobre as temperaturas, o Inmet afirma que as mínimas, em janeiro, oscilarão entre 18°C e 19°C, enquanto as máximas permanecerão entre 30°C e 32°C.  Em fevereiro, as mínimas serão as mesmas. As máximas, porém, serão de 29°C a 32°C. Em março, as máximas despencam para até 29°C, e as mínimas registradas serão de até 18°C.

 

Leia também: Feriado de natal com calor, chuva, vento e queda de temperatura

 

Newsletter

Receba nossas notícias. Cadastre seu email e fique por dentro das novidades.

Contato

Nosso Jornal Av. Getúlio Vargas, 1259
Top Shopping - Sala 8 - Centro
Hulha Negra - RS
96460-000
53 3249 1299
watts 53 99935 4089
contato@njsite.com.br