Edição 29 | Políticas públicas para o jovem rural

08/07/2013 08:29

        Hulha Negra depende economicamente da produção rural. Para que não ocorra uma perda total das produções de leite, agricultura e pecuária, é necessário que sejam criadas condições para que o jovem permaneça no campo. Sem alternativas de crescimento e atrativos tecnológicos, adolescentes buscam na cidade uma forma de fugir do isolamento do campo. A saída é justamente sair do meio rural. Iniciativas, que partem de fóruns, órgãos ligados ao campo e governos, estão tentando encontrar uma maneira de proporcionar estas condições aos jovens. Assim como na cidade, eles querem ter acesso a internet, não querem mais o trabalho pesado e precisam de maquinário especializado, querem escolas com mais qualidade. Se nada disso houver as chances de êxodo rural fica cada vez mais próximo. Como Hulha Negra é considerada um município rural, a perspectiva é de que os jovens do campo não migrem apenas para sede, mas busquem horizontes mais além. São necessárias políticas públicas.

        O Fórum da Região da Campanha e Fronteira Oeste se propõe a discutir políticas públicas que mostrem soluções para que o jovem não saia do campo. Realizado em diversas cidades da região, o encontro chega até os jovens para escutar e discutir as dificuldades enfrentadas na zona rural.

        Enquanto no interior do município crianças e adolescentes acordam de madrugada para tirar leite da vaca, na sede pessoas da mesma faixa etária não tem noção de como é a vida nestas localidades. O enfrentamento de realidades foi proposto pela escola Monteiro Lobato, que uniu alunos assentados e da sede de Hulha Negra. Professores e estudantes visitaram propriedades que trabalham com a produção leiteira. A intenção é de formular um trabalho. O leite é uma das produções que colaboram para a economia do município e, em pouco tempo, pode terminar.

        A cadeia familiar é afetada quando os membros mais jovens saem, desfalcando a sucessão. Mas é necessidade do jovem lutar por qualidade de vida. Para isso se fala em políticas públicas para o jovem do campo. 

Newsletter

Receba nossas notícias. Cadastre seu email e fique por dentro das novidades.

Contato

Nosso Jornal Av. Getúlio Vargas, 1259
Top Shopping - Sala 8 - Centro
Hulha Negra - RS
96460-000
53 3249 1299
watts 53 99935 4089
contato@njsite.com.br