Secretaria de Saúde de Hulha Negra busca alternativas para a falta de médicos

05/04/2017 10:35

Foto: Joanes Araujo

Secretário de Saúde, Volney Jorge, afirma que existe a possibilidade de terceirizar médicos 

A secretaria de Saúde de Hulha Negra enfrenta um problema vivenciado por várias prefeituras da região: a falta de médico. No primeiro Processo Seletivo deste ano a prefeitura ofertou uma vaga para Médico ESF e duas vagas para Médico UBS, entretanto, apenas um médico fez a inscrição no Processo.

Segundo secretário de Saúde, Volney Jorge, a prefeitura pretende fazer o contrato imediato de médicos para compor o quadro, mas, não há procura dos profissionais da área. “Estamos entrando em contato com os médico e informando que existe vaga em aberto e com contratação imediata, mas, até agora ninguém mostrou interesse”, disse o secretário.

Volney explica que a maioria dos profissionais tem disponibilidade de trabalhar apenas em horários no turno da noite. “Ainda não temos como ofertar médicos no turno da noite. Hoje precisaríamos disponibilizar, além do médico, profissionais de enfermagem, técnicos em enfermagem, farmacêutico, administrativo, serviço gerais, ou seja, teria que funcionar um novo turno”, explica o secretário.

Uma das alternativas discutidas com o chefe do executivo, Renato Machado, seria a possibilidade de terceirizar o serviço. A prefeitura faria a contração de uma empresa especializada que destinaria os médicos para o município. “Mas isso é apenas uma alternativa, não existe nada certo, apenas estamos sondando a possibilidade”, garante o secretário.

Com o quadro de médicos reduzido, os profissionais que estão atuando ficam sobrecarregados. O secretário conta que em média cada médico fazia o atendimento de 16 pacientes por dia. “Hoje, já teve casos de até 26 atendimentos em um só dia. A população não é afetada, todos são bem atendidos, mas isso sobrecarrega nossos profissionais”, pontua Volney Jorge.

O cargo de médico ESF é de 40 horas. O salário é de R$ 10.361,70. Já o cargo de médico UBS é apenas 20h com salário de R$ 4144,68. Os médicos ainda recebem insalubridade, vale-alimentação e auxílio transporte. A contratação é imediata. Mais informações na secretaria de Saúde (53) 32491019 ou na prefeitura de Hulha Negra (53) 3249 1013.

 

 

 

 

Newsletter

Receba nossas notícias. Cadastre seu email e fique por dentro das novidades.

Contato

Nosso Jornal Av. Getúlio Vargas, 1259
Top Shopping - Sala 8 - Centro
Hulha Negra - RS
96460-000
53 3249 1299
watts 53 99935 4089
contato@njsite.com.br